2

Pais e Filhos

Recentemente, assistindo ao Fantástico, não assisto ao programa, mas a pauta chamou muito minha atenção. Passou uma entrevista onde o assunto abordado, era sobre a influência dos pais na profissão dos filhos, relatando o caso da novela “Caminho das Índias” que a filha de Opashe fugiu para tentar seguir o sonho dela e não se casar forçada e fazer o que não queria.
Isso chamou muito a minha atenção, pois é um caso em que realmente acontece na vida real, e o mais intrigante é que se parece muito com o meu relacionamento familiar. Na entrevista, como exemplo de casos reais parecidos com o da novela, o fantástico falou da história de Vanessa da Matta em que os pais queriam que ela fosse médica mais ela não gostava da profissão e ainda quando adolescente saiu de casa com a desculpa de estudar medicina em São Paulo e acabou cantando em barzinhos à noite e hoje é uma ótima cantora.
Também foi retratado o caso de um bailarino que o pai não queria o deixar seguir esta carreira de jeito nenhum, então o filho fugiu de casa ainda adolescente para seguir seu sonho. Passava fome para poder arranjar dinheiro da passagem para ir trabalhar e com todo esforço e força de vontade, hoje é um grande bailarino que é reconhecido por muitos no meio.
Esses casos se parecem comigo e despertou tanto a minha atenção pelo seguinte motivo: Sempre gostei de tudo na área de comunicação e na área de atuação. Quando tinha uns 9 anos, quis entrar para fazer teatro, mas minha mãe não deixou e me questionou até eu desistir dizendo que teatro era coisa de “Viado”.
Houve varias insistências para entrar para o teatro mais acabei desistindo. Agora entrei para o projeto chamado Jovem Repórter da prefeitura e como podem imaginar as coisas não mudaram nada.
Minha mãe e meu pai estão com implicância por eu estar no projeto e querem que eu sai de qualquer jeito, pois eu estando no projeto, quero seguir minha carreira de jornalista e depois fazer artes cênicas, e isso minha mãe e meu pai não querem. Estão me obrigando praticamente a entrar para marinha, sendo que não quero pois se eu entra para marinha, sei que vou ter que desistir dos meus sonhos de seguir minha carreira jornalística e tudo mais.
Em minha opinião, os pais ensinam os filhos varias coisas que eles levaram para a vida toda, mas na hora de escolher a profissão que quer seguir, os filhos tem que seguir seu próprio rumo e fazer as suas escolhas. Quem irá exercer a profissão é ele e não seus pais, por isso ele tem que fazer e exercer o que ele gostar e não o que seus pais querem que ele faça.
A única coisa que fica martelando a minha cabeça repetidamente é:
Até que ponto, a influência dos pais deve interferir na vida dos filhos?
.
Foto: Bruno Miranda, retirada do site "olhares"

2 comentários:

Unknown disse...

fiquei boba jefferson !
vc tem os mesmos objetivos que eu, ser jornalista e seguir carreira no teatro *--*

lhe desejo sorte e continue lutando pelos seus sonhos.
beijo grande

Diinha Souza disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Back to Top